Banca SELECON

Vídeos com resolução de questões da banca SELECON.


Prefeitura Municipal de Campo Grande – Guarda Civil Metropolitano
16. Um candidato ao cargo de guarda civil metropolitano, em seu treinamento físico, planeja correr diariamente uma determinada distância. A tabela a seguir expõe a distância que esse candidato correrá nos oito primeiros dias do treinamento: Analisando essa tabela, é possível perceber que existe um padrão que determina a distância percorrida a cada dia. Segundo esse padrão, a distância de 970 metros será corrida no dia:

17. Em um grupo de 54 guardas civis, 26 são casados, 32 são do sexo masculino e 15 são mulheres solteiras. O número de homens casados desse grupo é:

18. Dezessete guardas civis metropolitanos foram divididos em três equipes, conforme mostra a tabela a seguir. Para a realização de uma tarefa especial, será formada uma dupla de guardas de modo que esses dois guardas pertençam a equipes diferentes. A quantidade máxima de duplas distintas que podem ser formadas equivale a:

19. Considere os seguintes conjuntos:
A = {parques de Campo Grande}
B = {espaços públicos destinados a grandes eventos}
A opção cuja parte sombreada representa os parques de Campo Grande não destinados a grandes eventos é:

20. Considere verdadeiras as afirmativas a seguir:
* Todo guarda metropolitano zela pelo patrimônio de sua cidade.
* Alguns guardas metropolitanos têm mais de 30 anos. A partir dessas afirmativas, é possível concluir que, necessariamente:
A) Algumas pessoas com mais de 30 anos zelam pelo patrimônio de sua cidade.
B) Toda pessoa que zela pelo patrimônio de sua cidade tem mais de 30 anos.
C) Alguns guardas metropolitanos com mais de 30 anos não zelam pelo patrimônio de sua cidade.
D) Toda pessoa que zela pelo patrimônio de sua cidade é um guarda metropolitano.

21. Admita que, num concurso para guarda civil sejam aprovados 200 candidatos. Se 3/5 de 1/4 dos aprovados possuem curso superior completo e este número corresponde a n candidatos, o valor de n é igual a:

22. Cinco guardas civis metropolitanos, Ana, Bruna, Carlos, Davi e Edson, ao participarem de uma solenidade, foram colocados um ao lado do outro para uma fotografia. Levando em conta apenas a posição deles entre si, existem exatamente k arrumações diferentes, de modo que as pessoas do sexo feminino fiquem nas extremidades. O valor de k é:

23. João disse a Marcela: pense um número, eleve esse número ao cubo e divida o resultado por 4. Se Marcela informou ao final das duas operações que o resultado obtido foi 250, a soma dos algarismos do número que Marcela pensou é igual a:

24. Observe a figura a seguir. As letras a, b, c e d representam algarismos distintos e devem ser substituídas por 1, 3, 5 e 6, de modo que a igualdade obtida seja verdadeira. A letra b deve ser substituída pelo algarismo:

25. A negação da proposição “todo guarda civil metropolitano é eficiente” está corretamente indicada na seguinte opção:
A) “existe pelo menos um guarda civil metropolitano que não é eficiente”
B) “todo guarda civil metropolitano não é eficiente”
C) “nenhum guarda civil metropolitano é eficiente”
D) “nenhum guarda civil metropolitano não é eficiente”


Câmara Municipal de Cuiabá (2020) – Técnico Legislativo
6. Considere-se os conjuntos:
M = pessoas que são técnicos legislativos;
P = pessoas que têm mais do que 50 anos;
Q = pessoas que nasceram em Cuiabá.
Se João pertence ao conjunto M – (P U Q), então, necessariamente, João:
A) tem 50 anos ou menos e não nasceu em Cuiabá
B) nasceu em Cuiabá e é um técnico legislativo
C) não é um técnico legislativo e não nasceu em Cuiabá D) é um técnico legislativo e possui exatamente 50 anos

7. Considere-se a proposição abaixo.
Maria não é contadora ou João é analista.
A negação lógica dessa proposição está corretamente indicada na seguinte opção:
A) Maria não é contadora e João não é analista.
B) Maria é contadora ou João não é analista.
C) Maria é contadora e João não é analista.
D) Maria é contadora ou João é analista.

8. Sobre um grupo de 80 turistas que foi visitar pelo menos um de dois parques de Cuiabá, Parque Mãe Bonifácia e Parque das Águas, sabe-se que:
50 turistas visitaram o Parque Mãe Bonifácia;
n turistas visitaram ambos os parques;
70 turistas visitaram apenas um dos dois parques.
O valor de n é igual a:

9. Ao digitar o CEP (Código de Endereço Postal) de sua residência, João lembrava da sequência de todos os dígitos com exceção dos três últimos, mas sabia apenas que o primeiro e o terceiro dígitos eram iguais; o dígito do meio era distinto dos outros dois. O número máximo de tentativas distintas que João poderá fazer até conseguir digitar o C E P corretamente é igual a:


Prefeitura Municipal de Alto Araguaia (2021)
7 – Numa pesquisa feita com 154 hóspedes de um hotel sobre suas preferências de dois tipos de chocolates, um branco e outro escuro, constatou-se que:
* 10 hóspedes não gostam de nenhum chocolate;
* o número de hóspedes que gostam apenas de chocolates escuros é o dobro dos que gostam somente de chocolates brancos;
* o número de hóspedes que gostam dos dois tipos é igual ao triplo dos que gostam apenas de um dos tipos.
A quantidade de hóspedes pesquisados que gostam apenas de chocolate escuro é igual a:

8 – Um aluno escreveu seguidamente da esquerda para direita a palavra ARAGUAIA cinquenta vezes. ARAGUAIAARAGUAIAARAGUAIA…ARAGUAIA A centésima nona letra escrita pelo aluno corresponde a:

9 – Uma prova de múltipla escolha contém apenas 5 questões, cada questão com 4 opções sendo somente uma opção verdadeira. Um aluno “chuta”, ao acaso, todas as questões dessa prova. Se a probabilidade desse aluno acertar exatamente n questões é igual a 15/1024, o valor de n é:

10 – O valor lógico da disjunção (V) de duas proposições p e q é definido pela seguinte tabela verdade: As letras x e y na última coluna da tabela representam, respectivamente, os seguintes valores lógicos:


(Pref. São José – 2020) A respeito de um número natural N de cinco algarismos, é verdade que:
o algarismo da 5ª ordem é igual ao algarismo da 3ª ordem;
o algarismo da 4ª ordem é igual ao algarismo da 1ª ordem;
o algarismo da 1ª ordem é ímpar;
o algarismo da 2ª ordem é menor do que 3 e maior do que todos os demais.
A soma dos algarismo do número N é igual a:


(Pref. São José – 2020) João coleciona camisas de times de futebol. Nessa coleção, existem camisas de times brasileiros e estrangeiros, sendo que a quantidade de camisas de times brasileiros é igual a 5/3 do número de camisas de times estrangeiros. A probabilidade de se escolher ao acaso uma camisa da coleção e ela ser de um time estrangeiro é de:


(Pref. São José – 2020) Considere verdadeira a sentença “Se Marcelo é dentista, então ele é criativo”. Portanto, a negação dessa sentença está corretamente indicada na seguinte opção:
A) Se Marcelo não é criativo, então ele não é dentista.
B) Se Marcelo é criativo, então ele é dentista.
C) Se Marcelo não é dentista, então ele não é criativo.
D) Se Marcelo é dentista, então ele não é criativo.


(Pref. São José – 2020) Num grupo de 90 pessoas, foi feita uma pesquisa sobre os esportes futebol e voleibol e constatou-se que:
O número de pessoas que gostam de futebol é o triplo do número dos que não gostam de nenhum dos dois esportes;
O número de pessoas que gostam apenas de voleibol é igual a 1/6 dos que gostam de futebol.
Nesse grupo, o número total de pessoas que gostam de pelo menos um dos dois esportes mencionados é igual:


(Pref. Cuiabá – 2018) Considere a seguinte afirmação: “Todo colecionador é excêntrico.” A negação lógica dessa proposição equivale a:
A) Pelo menos um colecionador não é excêntrico.
B) Nenhum colecionador é excêntrico.
C) Nenhuma pessoa excêntrica é colecionadora.
D) Pelo menos uma pessoa excêntrica não é colecionadora.


(Pref. Cuiabá – 2018) Em um grupo com 42 pessoas em que todas falam Inglês ou Espanhol, sabe-se que:
• o número de pessoas que falam Inglês, mas não falam Espanhol, é igual ao dobro do número de pessoas que falam Inglês e Espanhol;
• o número de pessoas que falam Espanhol é igual ao dobro do número de pessoas que falam apenas Inglês.
O número de pessoas que falam somente um desses idiomas é:


(Pref. Cuiabá – 2018) Maria resolveu uma lista com x exercícios em 3 dias. No primeiro dia, resolveu metade dos exercícios e mais um dos exercícios. No segundo dia, resolveu metade dos exercícios restantes e mais um. Finalmente, no terceiro dia, resolveu os S exercícios que ainda restavam para terminar a lista. A soma dos algarismos do número x é:


(Pref. Cuiabá – 2018) A tabela abaixo mostra o número de homens e mulheres inscritos em um concurso público em que são oferecidos apenas os cargos X e Y. Sorteando-se ao acaso um desses candidatos, a probabilidade de que ele seja uma mulher disputando o cargo Y é igual a:


(IFRJ – 2019) Resolução (gabarito) das questões de Matemática do processo seletivo do IFRJ 2020. Banca Selecon, processo seletivo 2020 cursos integrados do IFRJ.


(Pref. Cuiabá – 2019) As páginas de um livro foram numeradas sequencialmente de 1 a 435. A quantidade de algarismos usados em toda a numeração é igual a:


(Pref. Cuiabá – 2019) Numa caixa foram colocadas 12 bolas pretas e x bolas vermelhas. Se a probabilidade de retirar uma única bola dessa caixa, e a sua cor ser vermelha é de 40%, o valor de x é igual a:


(Pref. Cuiabá – 2019) Em um grupo de 90 engenheiros, 26 são casados, 60 são cuiabanos e 24 não são casados nem cuiabanos. O número de engenheiros desse grupo que nasceram em Cuiabá e são casados é:


(Pref. Cuiabá – 2019) Um atleta, em seu treinamento mensal, percorreu diariamente, em metros, uma determinada distância. A tabela a seguir mostra as distâncias percorridas nos nove primeiros dias do treinamento.


(Pref. Cuiabá – 2019) Carlos embalou 374 bombons em 24 caixas cuja capacidade máxima era de 16 bombons. A quantidade mínima de bombons que pode ser colocada em uma dessas caixas é igual a:


(Pref. Cuiabá – 2019) A tabela a seguir mostra o número de funcionários lotados em quatro cargos na secretaria de educação de um determinado município:


(Pref. Cuiabá – 2019) A tabela a seguir mostra a quantidade de funcionários que trabalham em três setores de uma fábrica.


(Pref. Cuiabá – 2019) Em uma pesquisa sobre prática de exercícios físicos realizadas com atletas, verificou que todos se exercitavam ao menos em um período do dia.


(Pref. Cuiabá – 2019) A operação x para quaisquer números reais a e b é definida por:


(Pref. Cuiabá – 2019) Observa-se que, nos seis primeiros pares ordenados da tabela a seguir, o segundo elemento foi obtido a partir do primeiro elemento do par, segundo um determinado padrão numérico.


(Pref. Cuiabá – 2019) No departamento de Matemática de uma determinada faculdade há exatamente 9 professores, sendo 4 homens e 5 mulheres.


(IFRJ – 2018) Resolução das questões de Matemática da prova de seleção do IFRJ aos seus cursos integrados do ano de 2019.


(Hospital de Cuiabá – 2019) Admita que, em um grupo de 53 pessoas, é verdade que: 37 pessoas não leram o livro A 13 pessoas não leram o livro B 7 pessoas não leram nenhum desses dois livros. A quantidade de pessoas desse grupo que leu o livro A é igual a:


(Hospital de Cuiabá – 2019) Utilizando os algarismos 1, 3, 5 e 7, uma pessoa pode formar, no máximo, k senhas de quatro algarismos diferentes em que os algarismos 1 e 3 ficam juntos. o valor de k é?


(Hospital de Cuiabá – 2019) No show compareceram n pessoas sabe-se que n é o número de três algarismos onde o algarismo das unidades É igual à metade do algarismo das centenas e esse por sua vez é o triplo do algarismo das dezenas. A soma dos algarismos do número n corresponde a:


(Hospital de Cuiabá – 2019) Os seis primeiros números da sequência abaixo foram escritos segundo um determinado padrão.
39, 416, 525, 636, 749, 864…
Se todos os números dessa sequência forem escritos segundo esse mesmo padrão, o décimo número a ser escrito será o:


(Governo do Mato Grosso – 2018) Em um certo mês. Júlia pagou 2/5 de uma dívida. No mês seguinte, desembolsou R$ 340,00 para pagar 1/3 do que ficou devendo do mês anterior. O valor total dessa dívida corresponde a:


(Governo do Mato Grosso – 2018) Os valores lógicos verdade e falsidade de uma proposição designam-se pelas letras V e F, respectivamente. Considere as proposições p e q abaixo: Os valores lógicos das duas proposições p e q são respectivamente iguais a:


(Governo do Mato Grosso – 2018) Durante a realização de uma prova, um professor permitiu que seus alunos consultassem os livros X e Y. Ao final da prova, verificou-se que:
– 17 alunos consultaram o livro X;
– 12 alunos consultaram o livro Y;
– 5 alunos consultaram ambos;
– 9 alunos não consultaram nenhum dos livros.
A quantidade total de alunos que fizeram essa prova é:


(Pref. Cuiabá – 2019) Sejam os conjuntos B = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e A = {2, 3, 4, 7} e as seguintes proposições p, q, e r: Se V representa o valor lógico verdade e F falsidade, as proposições p, q e r têm respectivamente, os seguintes valores lógicos:


(Pref. Cuiabá – 2018) Num cofrinho, há somente 50 moedas, sendo 20 delas de um real e as demais de cinquenta centavos. A probabilidade de ambas as moedas retiradas por João serem de um mesmo valor.