Banca SELECON

Vídeos com resolução de questões da banca SELECON.


(Pref. São José – 2020) A respeito de um número natural N de cinco algarismos, é verdade que: o algarismo da 5ª ordem é igual ao algarismo da 3ª ordem; o algarismo da 4ª ordem é igual ao algarismo da 1ª ordem; o algarismo da 1ª ordem é ímpar; o algarismo da 2ª ordem é menor do que 3 e maior do que todos os demais. A soma dos algarismo do número N é igual a:


(Pref. São José – 2020) João coleciona camisas de times de futebol. Nessa coleção, existem camisas de times brasileiros e estrangeiros, sendo que a quantidade de camisas de times brasileiros é igual a 5/3 do número de camisas de times estrangeiros. A probabilidade de se escolher ao acaso uma camisa da coleção e ela ser de um time estrangeiro é de:


(Pref. São José – 2020) Considere verdadeira a sentença “Se Marcelo é dentista, então ele é criativo”. Portanto, a negação dessa sentença está corretamente indicada na seguinte opção:
A) Se Marcelo não é criativo, então ele não é dentista.
B) Se Marcelo é criativo, então ele é dentista.
C) Se Marcelo não é dentista, então ele não é criativo.
D) Se Marcelo é dentista, então ele não é criativo.


(Pref. São José – 2020) Num grupo de 90 pessoas, foi feita uma pesquisa sobre os esportes futebol e voleibol e constatou-se que:
O número de pessoas que gostam de futebol é o triplo do número dos que não gostam de nenhum dos dois esportes;
O número de pessoas que gostam apenas de voleibol é igual a 1/6 dos que gostam de futebol.
Nesse grupo, o número total de pessoas que gostam de pelo menos um dos dois esportes mencionados é igual:


(Pref. Cuiabá – 2018) Considere a seguinte afirmação: “Todo colecionador é excêntrico.” A negação lógica dessa proposição equivale a:
A) Pelo menos um colecionador não é excêntrico.
B) Nenhum colecionador é excêntrico.
C) Nenhuma pessoa excêntrica é colecionadora.
D) Pelo menos uma pessoa excêntrica não é colecionadora.


(Pref. Cuiabá – 2018) Em um grupo com 42 pessoas em que todas falam Inglês ou Espanhol, sabe-se que:
• o número de pessoas que falam Inglês, mas não falam Espanhol, é igual ao dobro do número de pessoas que falam Inglês e Espanhol;
• o número de pessoas que falam Espanhol é igual ao dobro do número de pessoas que falam apenas Inglês.
O número de pessoas que falam somente um desses idiomas é:


(Pref. Cuiabá – 2018) Maria resolveu uma lista com x exercícios em 3 dias. No primeiro dia, resolveu metade dos exercícios e mais um dos exercícios. No segundo dia, resolveu metade dos exercícios restantes e mais um. Finalmente, no terceiro dia, resolveu os S exercícios que ainda restavam para terminar a lista. A soma dos algarismos do número x é:


(Pref. Cuiabá – 2018) A tabela abaixo mostra o número de homens e mulheres inscritos em um concurso público em que são oferecidos apenas os cargos X e Y. Sorteando-se ao acaso um desses candidatos, a probabilidade de que ele seja uma mulher disputando o cargo Y é igual a:


(IFRJ – 2019) Resolução (gabarito) das questões de Matemática do processo seletivo do IFRJ 2020. Banca Selecon, processo seletivo 2020 cursos integrados do IFRJ.


(Pref. Cuiabá – 2019) As páginas de um livro foram numeradas sequencialmente de 1 a 435. A quantidade de algarismos usados em toda a numeração é igual a:


(Pref. Cuiabá – 2019) Numa caixa foram colocadas 12 bolas pretas e x bolas vermelhas. Se a probabilidade de retirar uma única bola dessa caixa, e a sua cor ser vermelha é de 40%, o valor de x é igual a:


(Pref. Cuiabá – 2019) Em um grupo de 90 engenheiros, 26 são casados, 60 são cuiabanos e 24 não são casados nem cuiabanos. O número de engenheiros desse grupo que nasceram em Cuiabá e são casados é:


(Pref. Cuiabá – 2019) Um atleta, em seu treinamento mensal, percorreu diariamente, em metros, uma determinada distância. A tabela a seguir mostra as distâncias percorridas nos nove primeiros dias do treinamento.


(Pref. Cuiabá – 2019) Carlos embalou 374 bombons em 24 caixas cuja capacidade máxima era de 16 bombons. A quantidade mínima de bombons que pode ser colocada em uma dessas caixas é igual a:


(Pref. Cuiabá – 2019) A tabela a seguir mostra o número de funcionários lotados em quatro cargos na secretaria de educação de um determinado município:


(Pref. Cuiabá – 2019) A tabela a seguir mostra a quantidade de funcionários que trabalham em três setores de uma fábrica.


(Pref. Cuiabá – 2019) Em uma pesquisa sobre prática de exercícios físicos realizadas com atletas, verificou que todos se exercitavam ao menos em um período do dia.


(Pref. Cuiabá – 2019) A operação x para quaisquer números reais a e b é definida por:


(Pref. Cuiabá – 2019) Observa-se que, nos seis primeiros pares ordenados da tabela a seguir, o segundo elemento foi obtido a partir do primeiro elemento do par, segundo um determinado padrão numérico.


(Pref. Cuiabá – 2019) No departamento de Matemática de uma determinada faculdade há exatamente 9 professores, sendo 4 homens e 5 mulheres.


(IFRJ – 2018) Resolução das questões de Matemática da prova de seleção do IFRJ aos seus cursos integrados do ano de 2019.


(Hospital de Cuiabá – 2019) Admita que, em um grupo de 53 pessoas, é verdade que: 37 pessoas não leram o livro A 13 pessoas não leram o livro B 7 pessoas não leram nenhum desses dois livros. A quantidade de pessoas desse grupo que leu o livro A é igual a:


(Hospital de Cuiabá – 2019) Utilizando os algarismos 1, 3, 5 e 7, uma pessoa pode formar, no máximo, k senhas de quatro algarismos diferentes em que os algarismos 1 e 3 ficam juntos. o valor de k é?


(Hospital de Cuiabá – 2019) No show compareceram n pessoas sabe-se que n é o número de três algarismos onde o algarismo das unidades É igual à metade do algarismo das centenas e esse por sua vez é o triplo do algarismo das dezenas. A soma dos algarismos do número n corresponde a:


(Hospital de Cuiabá – 2019) Os seis primeiros números da sequência abaixo foram escritos segundo um determinado padrão.
39, 416, 525, 636, 749, 864…
Se todos os números dessa sequência forem escritos segundo esse mesmo padrão, o décimo número a ser escrito será o:


(Governo do Mato Grosso – 2018) Em um certo mês. Júlia pagou 2/5 de uma dívida. No mês seguinte, desembolsou R$ 340,00 para pagar 1/3 do que ficou devendo do mês anterior. O valor total dessa dívida corresponde a:


(Governo do Mato Grosso – 2018) Os valores lógicos verdade e falsidade de uma proposição designam-se pelas letras V e F, respectivamente. Considere as proposições p e q abaixo: Os valores lógicos das duas proposições p e q são respectivamente iguais a:


(Governo do Mato Grosso – 2018) Durante a realização de uma prova, um professor permitiu que seus alunos consultassem os livros X e Y. Ao final da prova, verificou-se que:
– 17 alunos consultaram o livro X;
– 12 alunos consultaram o livro Y;
– 5 alunos consultaram ambos;
– 9 alunos não consultaram nenhum dos livros.
A quantidade total de alunos que fizeram essa prova é:


(Pref. Cuiabá – 2019) Sejam os conjuntos B = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e A = {2, 3, 4, 7} e as seguintes proposições p, q, e r: Se V representa o valor lógico verdade e F falsidade, as proposições p, q e r têm respectivamente, os seguintes valores lógicos:


(Pref. Cuiabá – 2018) Num cofrinho, há somente 50 moedas, sendo 20 delas de um real e as demais de cinquenta centavos. A probabilidade de ambas as moedas retiradas por João serem de um mesmo valor.