Calorimetria

Vídeos com exercícios resolvidos de Calorimetria.

Clique na imagem do vídeo para assistir.


CALORIMETRIA – Aula 19/06/2020
Vídeo aula sobre Calorimetria para a turma 2001 de Ensino Médio do C.E. Luiz Gonzaga de Mattos localizada em Barra Mansa/RJ.


Capacidade Térmica e Calor Específico – Exercícios Resolvidos
Duas panelas com água, uma com 0,8 L e a outra com 0,6 L, são colocadas sobre dois bicos acesos de um fogão. Supondo iguais as potências térmicas dos dois bicos, qual dos dois volumes de água sofrerá a maior variação de temperatura ao final de um mesmo intervalo de fornecimento de calor? Por quê? Considere que nenhum dos dois volumes de água mudou de estado.


Resolução de Exercícios – Equação Fundamental da Calorimetria
1 – Duas panelas com água, uma com 0,8 L e a outra com 0,6 L, são colocadas sobre dois bicos acesos de um fogão. Supondo iguais as potências térmicas dos dois bicos, qual dos dois volumes de água sofrerá a maior variação de temperatura ao final de um mesmo intervalo de fornecimento de calor? Por quê? Considere que nenhum dos dois volumes de água mudou de estado.


Exercício 6 – Capacidade Térmica
O motor de um carro, durante o tempo de funcionamento, teve uma das suas peças.


Exercício 7 – Calor Específico
Durante um estudo sobre o comportamento térmico de determinado corpo.


Exercício 9 – Quantidade de Calor
O calor específico de uma substância de 0,5 cal/g °C.


Exercício 10 – Quantidade de Calor
Calcule a quantidade de energia necessária.


Exercício 11 – Equação Fundamental da Calorimetria
O calor específico do ferro é igual a 0,110 cal/g °C. Determine a temperatura final de uma massa de 400 g de ferro, após receber aproximadamente 600 cal. Considere que sua temperatura inicial era de 20 °C.


Exercício 12 – Calor Específico
Um corpo de 250 g de massa e temperatura inicial de 10 °C.


Exercício 13 – Calor Específico
Uma barra metálica de 0,400 kg.


Exercício 35 – Equilíbrio Térmico e Troca de Calor
Colocando em contato duas massas de 400 g cada uma, sendo uma de ferro a 240 °C e outra de chumbo a 140 °C, qual será a temperatura de equilíbrio térmico? Considere apenas as trocas de calor entre as duas massas e os seguintes dados: calor específico do ferro = 0,11 cal/(g °C); calor específico do chumbo = 0,031 cal/(g °C).


Exercício 37 – Equilíbrio Térmico e Troca de Calor
Calcule a massa que restará de gelo, ao ser atingido o equilíbrio térmico, quando um pedaço de 0,2 kg de massa e temperatura -10 °C for lançado em uma bacia contendo 4 litros de água a 20 °C. Despreze as trocas de calor com o ambiente.


Exercício 45 – Equilíbrio Térmico e Troca de Calor
(Enem) Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da água até 70°C. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30 °C. Por isso, deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reservatório, que se encontra a 25 °C. Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistura para um banho à temperatura ideal?