Dinâmica

Vídeos com exercícios resolvidos sobre Dinâmica e Leis de Newton

Clique na imagem do vídeo para assistir.


300 Segundos de Matemática


Exercício 5 – Intensidade de Força – Uma força de módulo 10N e outra de módulo 12N são aplicadas simulaneamente a um corpo. Qual das opções abaixo apresenta uma possível intensidade resultante dessas forças?


Exercício 7 – Módulo da Força – Por causa da correnteza das águas de um rio, um barco está amarrado por duas cordas que aplicam nele as forças F1 = 40N e F2 = 30N.
Na figura, estão representadas as direções e os sentidos das forças que agem no barco.
Sabendo que dessa forma o barco se mantém em repouso, determine (em newton) o módulo da força F3 aplicada pela água no barco.


Exercício 8 – Intensidade da Força Resultante – Sobre a bancada de um laboratório, um corpo é submetido à ação de duas forças, F1 = 50N e F2 = 20N. A direção e o sentido dessas forças sofrem variações, durante um teste para que se saiba em que situações ocorrem a maior ou menor intensidade da força resultante R.
Encontre a intensidade da força resultante que age no corpo quando o ângulo formado entre as duas forças é:
a) 60°
b) 30°


Exercício 9 – Força Máxima e Mínima – Sobre a bancada de um laboratório, um corpo é submetido à ação de duas forças, F1 = 50N e F2 = 20N. A direção e o sentido dessas forças sofrem variações, durante um teste para que se saiba em que situações ocorrem a maior ou menor intensidade da força resultante R.
Qual a intensidade máxima e a mínima da força resultante?


Exercício 10 – Módulo da Força – Um ponto material está sob ação de duas forças de mesmo módulo 50N, formando entre si um ângulo de 120°. Para equilibrar o ponto é necessário aplicar uma força de módulo:


Exercício 16 – Massa de um Corpo – Ao conferir a resolução de uma questão feita por um colega de classe, Pedro avaliou que ela não estava correta. Leia o enunciado da questão e a resolução apresentada pelo colega de Pedro e verifique quem está correto. Caso a resolução esteja errada, qual é a resposta correta?


Exercício 17 – Força Resultante – (Vunesp-SP) A figura representa em escala, as forças F1 e F2 que atuam sobre um objeto de massa m = 1,0 kg. Determine:
a) o módulo da força resultante que atua sobre o objeto.
b) o módulo da aceleração que a força resultante imprime ao objeto.


Exercício 18 – Força Resultante – Suponha um carro em movimento com velocidade 16,7 m/s e massa 1.512 kg. Em um dado momento, o motorista aciona os freios e o carro para em 1,2 m. Calcule a força aplicada ao carro, em newtons, até atingir o repouso.


Exercício 19 – Força Resultante – Um trenzinho de massa 1,2 x 10³ kg parte do repouso e depois de 10 s atinge a velocidade de 36 km/h. Determine:
a) a aceleração média para esse intervalo de tempo.
b) o valor médio da força resultante que estabeleceu essa aceleração ao veículo.


Exercício 20 e 21 – 2ª Lei de Newton
20 – Sabendo que um caminhão está sem bateria, oito pessoas empurram-no na tentativa de fazer o motor funcionar. Considere duas possibilidades: caminhão carregado e caminhão descarregado. Se a resultante das forças que agem nele for a mesma, em qual das situações as pessoas terão maior dificuldade para provocar a variação de velocidade nocaminhão? Justifique sua resposta com base no princípio fundamental da Dinâmica.
21 – Um caixote é empurrado sobre uma superfície plana e lisa e adquire uma aceleração. Sobre o mesmo caixote aplica-se outra força resultante, que é o quádruplo da anterior. Nessas condições, qual o crescimento da aceleração adquirida?


Exercício 22 – Princípio da Ação e Reação – Utilize com base teórica o princípio da ação e reação e descreva o que ocorre com os corpos que interagem nas situações a seguir: