Circuitos Elétricos

Vídeos com exercícios resolvidos de Circuitos Elétricos.

Clique na imagem do vídeo para assistir.


300 Segundos de Matemática


Exercício 34 – Determine a intensidade de corrente elétrica e a ddp entre os pontos M e N no circuito elétrico representado abaixo.


Exercício 35 – No circuito representado abaixo, a intensidade de corrente i1 = 2,0 A e i2 = 1,0 A. Neste caso, determine:
a) a intensidade de corrente elétrica i2
b) a força eletromotriz E1


Exercício 41 – Determine a ddp entre os pontos A e B do circuito abaixo.


Exercício 41 – Determine a ddp entre os pontos A e B do circuito abaixo. Solução de um circuito elétrico pela regra de Cramer.


Exercício 42 – Tendo-se, no circuito a seguir, R1 = 2 ohms, r2 = 4 ohms e r3 = 6 ohms. I1 = 2A e I3 = 1A, determine:
a) a corrente i2que percorre o resistor R2;
b) a força eletromotriz E1


ENEM 2019 – Questão 91 – Uma casa tem um cabo elétrico mal dimensionado, de resistência igual a 10 Ω, que a conecta à rede elétrica de 120 V. Nessa casa, cinco lâmpadas, de resistência igual a 200 Ω, estão conectadas ao mesmo circuito que uma televisão de resistência igual a 50 Ω, conforme ilustrado no esquema.
A televisão funciona apenas com tensão entre 90 V e 130 V. O número máximo de lâmpadas que podem ser ligadas sem que a televisão pare de funcionar é:


ENEM 2018 – Questão 122 – Muitos smartphones e tablets não precisam mais de teclas, uma vez que todos os comandos podem ser dados ao se pressionar a própria tela. Inicialmente essa tecnologia foi proporcionada por meio das telas resistivas, formadas basicamente por duas camadas de material condutor transparente que não se encostam até que alguém as pressione, modificando a resistência total do circuito de acordo com o ponto onde ocorre o toque. A imagem é uma simplificação do circuito formado pelas placas, em que A e B representam pontos onde o circuito pode ser fechado por meio do toque.


ENEM 2017 – Questão 111 – Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Quando a corrente que passa por esse componente elétrico é maior que sua máxima corrente nominal, o fusível queima. Dessa forma, evita que a corrente elevada danifique os aparelhos do circuito. Suponha que o circuito elétrico mostrado seja alimentado por uma fonte de tensão U e que o fusível suporte uma corrente nominal de 500 mA.


ENEM 2016 – Questão 61 – Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos em circuitos desenhados no papel, com o uso de lápis e lapiseiras. Dependendo da espessura e do comprimento das linhas desenhadas, é possível determinar a resistência elétrica de cada traçado produzido. No esquema foram utilizados três tipos de lápis diferentes (2H, HB e 6B) para efetuar três traçados distintos. Munido dessas informações, um estudante pegou uma folha de papel e fez o desenho de um sorvete de casquinha utilizando-se desses traçados. Os valores encontrados nesse experimento, para as resistências elétricas (R), medidas com o auxílio de um ohmímetro ligado nas extremidades das resistências, são mostrados na figura. Verificou-se que os resistores obedeciam à Lei de Ohm.