ENEM 2020

Resolução de questões de Matemática do ENEM 2020

300 Segundos de Matemática


ANÁLISE COMBINATÓRIA – Caderno azul – Questão 141

Um hotel de 3 andares está sendo construído. Cada andar terá 100 quartos. Os quartos serão numerados de 100 a 399 e cada terá seu número afixado na porta. Cada número será composto por peças individuais, cada uma simbolizando um único algarismo. Qual a quantidade mínima de peças, simbolizando o número 2, necessárias para identificar o número de todos os quartos?


FÍSICA – Questão 123 – Divisor de Tensão

Um estudante tem uma fonte de tensão com corrente contínua que opera em tensão fixa de 12V. Com precisa alimentar equipamentos que operam em tensões menores, ele emprega quatro resistores de 100 ohm para construir um divisor de tensão. Obtém-se este divisor associando os resistores como exibido na figura. Os aparelhos podem ser ligados entre os pontos A, B, C, D e E dependendo da tensão especificada. Ele tem um equipamento que opera em 9,0 V com uma resistência interna de 10 kohm.


NOÇÕES DE CONJUNTOS – Questão 176 – Tipos Sanguíneos

Um grupo sanguíneo, ou tipo sanguíneo, baseia-se na presença ou ausência de dois antígenos, A e B, na superfície das células vermelhas do sangue. Como dois antígenos estão envolvidos, os quatro tipos sanguíneos distintos são:
• Tipo A: apenas o antígeno A está presente;
• Tipo B: apenas o antígeno B está presente;
• Tipo AB: ambos os antígenos estão presentes;
• Tipo O: nenhum dos antígenos está presente.
Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br. Acesso em: 15 abr. 2012 (adaptado).
Foram coletadas amostras de sangue de 200 pessoas e, após análise laboratorial, foi identificado que em 100 amostras está presente o antígeno A, em 110 amostras há presença do antígeno B e em 20 amostras nenhum dos antígenos está presente. Dessas pessoas que foram submetidas à coleta de sangue, o número das que possuem o tipo sanguíneo A é igual a


LOGARITMOS – Lei de Zipf

A lei de Zipf, batizada com o nome do línguista americano George Zipf, é uma lei empírica que relaciona a frequência (f) de uma palavra em um dado texto com o seu ranking (r). Ela é dada por f = A /rB. O ranking da palavra é sua posição oa ordenar as palavras por ordem de frequência.


LOGARITMO – Questão 157 – Tempo de Meia-Vida de Fóssil

Enquanto um ser está vivo, a quantidade de carbono 14 nele existente não se altera. Quando ele morre, essa quantidade vai diminuindo. Sabe-se que a meia-vida do carbono 14 é de 5730 anos, ou seja, num fóssil de um organismo que morreu há 5730 anos haverá metade do carbono 14 que existia quando ele estava vivo.


FÍSICA – Questão 106 – Circuito Elétrico com Amperímetro

Uma pessoa percebe que a bateria de seu veículo fica descarregada após cinco dias sem uso. No início desse período, a bateria funcionava normalmente e estava com o total de sua carga nominal, de 60 Ah. Pensando na possibilidade de haver uma corrente de fuga, que se estabelece mesmo com os dispositivos elétricos do veículo desligados, ele associa um amperímetro digital ao circuito do veículo. Qual dos esquemas indica a maneira com que o amperímetro deve ser ligado e a leitura por ele realizada?


ANÁLISE COMBINATÓRIA – Questão 142 – Caminhos em um Condomínio

Três amigos, André, Bernardo e Carlos, moram em um condomínio fechado de uma cidade. O quadriculado representa a localização das ruas paralelas e perpendiculares, delimitando quadras de mesmo tamanho nesse condomínio.


GEOMETRIA PLANA – Questão 154 – Pessoas Presentes em Manifestação

O fenômeno das manifestações populares de massa traz à discussão como estimar o número de pessoas presentes nesse tipo de evento. Uma metodologia usada é: no momento do ápice do evento, é feita uma foto aérea da via pública principal da área ocupada.


ANÁLISE COMBINATÓRIA – Questão 170 – Harry Porter

Nos livros Harry Porter, um anagrama do nome do personagem “TOM MARVOLO RIDDLE” gerou a frase “I AM LORD VOLDEMORT”