OBMEP


Clique na imagem para direcionar ao ano desejado.


OBMEP 2018
OBMEP 2019


OBMEP 2010 – Nível 3 – Questão 6 – Saci, Jeca, Tatu e Pacu

Saci, Jeca, Tatu e Pacu comeram 52 bananas. Ninguém ficou sem comer e Saci comeu mais que cada um dos outros. Jeca e Tatu comeram ao todo 33 bananas, sendo que Jeca comeu mais que Tatu. Quantas bananas Tatu comeu?


OBMEP 2010 – Nível 3 – Questão 11 – Lógica

Adriano, Bruno, Carlos e Daniel participam de uma brincadeira na qual cada um é um tamanduá ou uma preguiça. Tamanduás sempre dizem a verdade e preguiças sempre mentem.
• Adriano diz: “Bruno é uma preguiça”.
• Bruno diz: “Carlos é um tamanduá”.
• Carlos diz: ”Daniel e Adriano são diferentes tipos de animais”. • Daniel diz: “Adriano é uma preguiça”.
Quantos dos quatro amigos são tamanduás?


OBMEP 2019 – Nível 2 – Questão 3 – Fatores Primos
As casas da figura abaixo devem ser preenchidas com números primos. Em cada linha ou coluna, o produto dos números deve ser igual ao número indicado pela seta. A coluna indicada por 294 já está preenchida. Qual é o número que deve ser escrito na casa marcada com * ?


OBMEP 2019 – Nível 2 – Questão 7 – Porcentagem
Uma loja de roupas ofereceu um desconto de 10% em uma camiseta, mas não conseguiu vendê-la. Na semana seguinte, aplicou um desconto de 20% sobre esse novo preço, e a camiseta foi vendida por R$ 36,00. Qual era o preço original da camiseta?


OBMEP 2019 – Nível 3 – Questão 17 – Probabilidade
Uma formiga caminha pela grade abaixo, podendo se mover apenas para a direita ou para cima. Se tiver duas opções para se mover, ela escolhe uma ao acaso, com probabilidade 1/2. Qual é a probabilidade de que a formiga comece no ponto A e termine no ponto B?


OBMEP – Paridade
Existem dois números pares consecutivos?
Existem dois números ímpares consecutivos?
Existe um número natural que não é par nem ímpar? Escreva dois números pares. Agora some estes dois números. O resultado obtido é par ou ímpar? Repetindo o procedimento com outros números, você poderá obter uma soma par ou uma soma ímpar? Justifique sua conclusão.
O que podemos dizer da soma de dois números ímpares? O resultado é par ou ímpar?
E a soma de um número par com um número ímpar?
E se somarmos uma quantidade par de números ímpares?
E a soma de uma quantidade ímpar de números ímpares, é par ou ímpar?